quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sugestões para estudar Kanji

Após ter estudado Kanji e me preparado para o Kanji Proficiency Test nível 3 (1945 letras) , que envolve o conhecimento de 四字熟語 (Combinação de 4 kanjis), provérbios e 当て字 (Utilização de um kanji somente com valor fonético), percebo que é importante um conhecimento geral dos kanjis e isso envolve não saber somente as leituras mas também os radicais, número de traços e os significados, além de saber escrever.
Comecei a aprender kanjis copiando os furiganas que via em revistas e jornais japoneses sem saber o que era leitura japonesa (kun-yomiー訓読み) ou leitura chinesa (on-yomiー音読み).
Meu primeiro livro de kanji foi um livro para estudantes primários chamado Kanji Yomikaki Jiten, que tinha a vantagem de ser escrito para crianças, ter bastante exemplos que ajudavam na fixação das leituras dos kanjis e seus significados. Acima de tudo, o livro tinha ilustrações interessantes e fazia com que o estudo fosse agradável. O que eu achava mais interessante é que pelo fato de estar tudo em japonês e com exemplos IMPECÁVEIS, o aluno aprende a se expressar CORRETAMENTE em japonês.
Após terminar esse livro o aluno já estará sabendo BEM cerca de 1000 kanjis e estará na metade da caminhada de aprender os kanjis estipulados como necessários para poder ler a maioria das publicações em japonês, ou seja, 1945 ideogramas.



Depois de terminar este livro eu comecei a usar o 現代漢語例解辞典, que não somente dava as leituras de TODOS os kanjis necessários não somente para o dia a dia mas também para leituras acadêmicas e me possibilitou chegar ao Japão e prosseguir nos meus estudos na pós-graduação, que exige o conhecimento de mais de 3000 kanjis.

A melhor coisas desse dicionário é que apresenta vários exemplos, o que considero INDISPENSÁVEL para a fixação das palavras.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de pergunta-la como que eu posso conseguir esses livros, pois estou precisando para um estudo avançado justamente para prova de proficiência e penso em ir ao Japão ao menos tardar.
Agradeço muito!

Anônimo disse...

nossa meu vc ta ligado que eu me enteressei muito pela cultura japonesa e principalmente pela lingua deles.Achei simplesmente o máximo!!
E tipo eu quero muito aprender,e por incrível que pareça aqui na minha cidade(interior)não tem nenhuma escola para aprender,então a minha solução para isso foi correr para a internet.Quando achei o seu blog :D
E queria saber se você poderia me dar algumas aulas de japônes,só que tipo assim só o básico mesmo...
Ficarei muito grata se vc puder fazer isso por mim :D
Eu não sei mais acho que vc deve ter msn.....Qualquer coisa me add no msn: mavongal@hotmail.com
Eu estarei on-line todos os dias esperando uma resposta!
E muito obrigado desde já :D

Anônimo disse...

Olá! SOu a Carolina, de Portugal.

Pretendo estudar japonês e mandarim na Universidade, quero ser totalmente fluente em ambas. Ainda falta um ano para eu ir para a universidade e como tal, enquanto isso vou aprendendo japonês. Na universidade terei japonês pelo menos durante 5 anos, e em principio irei ter 5 de mandarim, contando com o mestrado passado na China (mas sempre posso candidatar-me à bolsa mmonbukagakusho e fazer lá o mestrado, né?)

Em quanto tempo você consegui aprender todos esses Kanji?

Eu consigo comprender e falar inglês, espanhol e português, e futuramente japonês e mandarim, acha que conseguirei arranjar emprego no japão?

Obrigadão!

Júlio Pereira disse...

Kashieru.san,

Obrigado por ler o meu humilde blog e peço desculpas pela demora em responder. Os livros que apresento nesse blog podem ser comprados diretamente da Amazon Japan ou US. Se tiver dificuldades para comprar me diga que posso ajudá-lo.

Anônimo-san: Agradeço pela postagem e gostaria de conformar seu msn pois não consegui te adicionar. Será um prazer he dar aulas online. Me adicione no SKYPE :servicosdetraducao que podemos falar mais sobre aulas.

Um abração!!

Carolina-san,

Que bom ver uma colega de Portugal postando. Obrigado pela postagem e desculpe a demora em responder. Ainda não estou totalmente acostumado a lidar com blogs. Que bom que você estará estudando japonês e chinês ao mesmo tempo. No meu blog "Language Freak" eu dei algumas dicas de material para estudar chinês. Sobre a sua pergunta, eu levei cerca de 3 anos para aprender a ler e escrever cerca de 2000 kanjis. No momento estou batalhando para aprender a forma simplificada dos kanjis usada na China visto que comecei a aprender a forma de kanjis usada em Taiwan quando iniciei meus estudos de chinês. Sobre trabalhar no Japão, não acho uma boa idéia pois o mercado de trabalho aqui é muito fechado. Só da certo trabalhando aqui se o emprego for encontrado ANTES de chegar aqui e de uma firma não japonesa...

Um abraço!!

sakuratinha disse...

olá! tudo bem?! posso realizar a compra de um cd pelo amazon. resido no japão e não tenho cartão de crédito.

obrigada!