sábado, 20 de junho de 2009

Pegando ônibus no Japão

Oi pessoal, tudo bem? 皆さんお元気ですか。Desculpem pela demora em postar mas acho que o verão está começando a me afetar como aos japoneses, que ficam indispostos e perdem o apetite devido ao 夏バテ(Natsubate: indisposição no verão). Brincadeiras de lado, hoje estive olhando ao redor do ônibus que peguei e tirei a seguinte foto:

Sem demoras vejamos o vocabulário:
降りる(oriru: descer) , (kata: pessoa), ボタン(botan: botão), 押して(oshite: aperte)
Assim sendo, 「お降りの方はこのボタンを押してください」(oori no kata wa kono botan wo oshite kudasai) que dizer, "As pessoas que forem descer por favor apertem este botão". Na parte de cima do botão está a palavra とまります(tomarimasu: parar), que vai garantir que você não terá que passar do ponto.

Vocabulário adicional:

バス停(basutei): Ponto de ônibus
運賃 (unchin): Valor da passagem
運賃箱(unchinbako): Caixa para depositar o valor da passagem
ブザー(buzaa): Campainha para que o ônibus pare no ponto de ônibus)

Até a próxima!! またねん!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Júlio....primeiramente meus parabéns pelo trabalho que desenvolve e por onde você chegou. Estou impressionado com suas qualificações, muito mesmo, tenho certeza que ralou muito pra chegar até ai do outro lado do mundo né...
Como vc é muito experiente nessa área por favor me tira uma dúvida?
Só queria saber se mesmo não tendo decendência japonesa é possível ganhar uma bolsa pra estudar e exercer uma profissão no Japão...
Valew kara, e novamente parabéns^^

Júlio Pereira disse...

Olá e obrigado por acompanhar meu blog. É muito edificante saber que há gente que lê e é inspirado a vir para o Japão ou estudar japonês.
Sobre a sua pergunta, o Japão ainda é um dos países que MAIS investe em estudantes estrangeiros e ouvi que dá uma das melhores bolsas.
Vim ao Japão 3 vezes, respectivamente com bolsas da Fundação Japão (Japan Foundation) e Mombugakka (antigo mombusho). Visto que sou da área de letras, tive o direito de me candidatar para uma bolsa de língua e cultura japonesa do citado Mombugakka mas creio que essa bolsa não existe para outras áreas. A melhor coisa que você pode fazer é dirigir-se ao consulado mais próximo de sua casa e perguntar sobre bolsas no Japão. O Mombugakka (Ministério de Educação Japonês) oferece bolsas de graduação. pós-graduação e especialização, pos isso há muitas chances de vir ao Japão estudar. Porém, se você não falar japonês tem que ter NO MÍNIMO inglês PERFEITO para poder acompanhar as aulas aqui.
Se tiver mais dúvidas fique à vontade pra fazer perguntas.

Um abraço e GANBATTE (boa sorte)!

Júlio

Anônimo disse...

Olá...fico grato pela resposta Júlio. Pretendo pelo menos passar no nível 02 do exame de proficiência para tentar me aventurar por essas terras.E realmente, tenho que procurar no consulado mesmo sobre esse assunto, vou fazer isso. Mesmo assim, me ajudou bastante a sua resposta, pelo menos ja sei que existem muitas oportunidades para eu poder realizar esse objetivo.
Ja mata.

Júlio Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlio Pereira disse...

Obrigado pela resposta e fico contente de você ter um objetivo pois, como diz o provérbio 虎穴に入らずんば虎児を得ず」(koketsu ni irazunba koji wo ezu), sem esforço não conseguimos alcançar os nossos objetivos. ganbatte e continue firme nos estudos do japonês!!!

またね!

ジューリョより