quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Chamando uma ambulância (救急車を呼ぶ)

Para minha surpresa e susto de minha esposa tive que chamar uma ambulância terça-feira passada devido à uma dor nos rins e percebi a importância de poder expressar EXATAMENTE os sintomas de minha doença a fim de que a ambulância pudesse me ajudar.

Quando estiver em casa e se sentir mal não hesite em discar 119, que acarretará em alguém perguntando se ocorreu um 火事 (kaji:incêndio) ou se uma 救急車(kyuukyuusha:ambulância) é requisitada.

Graças a Deus que consegui ir andando até a ambulância para explicar a minha condição. Neste momento pude responder à pergunta 「どうしましたか」(dou shimashita ka: o que aconteceu), que pode ser também respondida ao se pedir uma ambulância.

A expressão básica para dor é 「〜が痛い」(~ga itai:___está doendo) e no meu caso os 腎臓(jinzou:rins) estavam doendo então disse 「腎臓が痛いです」(jinzou ga itai desu).

Neste dia pedi para que me levassem ao 「泌尿器科」(hinyoukika:urologista) mas somente acharam um hospital com 「内科」(naika:medicina interna).
Outros especialistas incluem:
皮膚科(hifuka:dermatologista)
耳鼻咽喉科(jibiinkouka:otorrino)
皮膚科(hifuka:dermatologista)
婦人科(fujinka:ginecologista)
肛門科(koumonka:proctologista)
眼科(ganka:oftalmologista)
整形外科(seikeigeka:ortopedista)
心臓専門医(shinzousenmon'i:cardiologista)


Os nomes acima podem ajudar quando se entra na ambulância mas quando ligar esteja certo que vão perguntar seu お名前(onamae:nome) e ご住所(gojuusho:endereço) e 電話番号(den'wa bangou:nº de telefone). Se achar que não tem forças para ligar vá a um vizinho e diga 「救急車を呼んでください」(kyuukyuusha wo yonde kudasai) pois é melhor do que procurar um táxi para não saber a que hospital se dirigir. Outra vantagem de se chamar uma ambulância é que elas vêm rápido (cerca de 6 minutos) e são GRÁTIS.

Resolvi postar sobre este assunto mas oro para que os leitores tenham sempre uma saúde de ferro e nunca precisem chamar uma ambulância.

Até a próxima!!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog Júlio, e obrigada por compartilhar seu conhecimento.

Júlio Pereira disse...

Olá Dy,

Obrigado pelo comentário mas esta postagem foi mais sobre meu "sofrimento" do que "conhecimento . (;_;)

Espero postar algo mais positivo na proxima vez.

mata ne!!